A massa tende à violência. Nunca entendi muito bem o
significado dessa expressão. Aliás, nunca entendi muito bem o significado de “massa”
no tocante à seres humanos. “Massa” seria uma multidão enfurecida? Nesse sentido
tivemos manifestações de “massas’ que foram pacíficas e isso contraria uma
multidão enfurecida.
Talvez “massa” seja no sentido de manipulação, de que as “massas”
são manipuláveis como uma massa de pão onde o padeiro bate nela até dar-lhe a
forma desejada.
Talvez "massa" seja a multidão frequentadora de estádios de esportes, como o futebol.
Talvez "massa" seja a multidão frequentadora de estádios de esportes, como o futebol.
Mas qual é a quantificação de “massa”? Quantas pessoas são necessárias
para compor uma “massa” de pessoas?
“Massa” então não seriam 999 pessoas, pois bastaria
acrescentar mais uma pessoa tendo mil para compor uma “massa”? Qual o limite de
pessoas que compõem uma “massa”?
Sabemos que o conceito de multidão é quantitativo e visual e
que “massa”, para Ortega y Gasset, “é o homem médio. Deste modo se converte o
que era meramente quantidade – a multidão – numa determinação qualitativa: é a
qualidade comum, é o mostrengo social, é o homem enquanto não se diferencia de
outros homens, mas que repete em si um tipo genérico”.
“Vocês que fazem parte dessa massa”, como diz a música; então não estou
me incluindo nesta “massa” sendo que nem sei qual é esta “massa”. Sendo um dos conceitos
de sociedade “a interação psíquica entre os indivíduos”, então faço parte dessa
e de várias “massas”.
Mas entendemos que a palavra “massa” não tem um significado
exclusivamente político, pois “A vida pública não é só política, mas, ao mesmo
tempo e ainda antes, intelectual, moral, econômica, religiosa; compreende todos
os usos coletivos e inclui o modo de vestir e o modo de gozar”.
Ainda que “massa”, a rigor, pode se definir como um fato
psicológico, sem a necessidade que os indivíduos se aglomerem, como podemos
saber se uma pessoa é massa ou não?
Segundo Ortega y Gasset, “Massa é todo aquele que não se
valoriza a si mesmo – no bem ou no mal – por razões especiais, mas que se sente
“como todo o mundo”, e, entretanto, não se angustia, sente-se à vontade ao
sentir-se idêntico aos demais”. Mas ao mesmo tempo ele diz que esse homem se
sentirá medíocre e vulgar, mas não se sentirá “massa”.
Talvez aí esteja o significado de “massa” como fato
psicológico. Porém, o homem médio que se sente medíocre e vulgar, mas que não
se sente “massa” é um homem individual e isto afasta a definição de “massa”
como fato psicológico. E se este homem estiver no meio de uma multidão em uma
manifestação e não estiver se sentindo “massa”, ainda assim é um fato
psicológico individual.
Talvez “massa” seja no sentido de boiada que segue o sinuelo.
O sinuelo é aquele ou aqueles bois mansos que vão na frente da boiada para
dar-lhes a direção que o condutor da boiada determinar. Então, nesse sentido, a
“massa” de pessoas segue a opinião dos “formadores de opinião”, dos sinuelos
que, por sua vez, seguem a opinião do condutor.
Neste ponto do estudo, para ter uma “rebelião das massas” se
faz necessário que o condutor da “massa” assim o queira. Então não é uma “rebelião
das massas”, é uma rebelião do condutor das “massas”. E esta “massa” tenderá à
violência se o condutor quiser, a não ser que as coisas escapem do seu
controle.
Não vou me estender nesta parte, pois um estudo mais
completo desse “escapem do seu controle” demanda tempo e não é o objetivo deste
texto.
Então, o que é “massa”?
No meu entender é um conceito extremamente vago e idiota. É
mais um dos tantos conceitos implantados para manipular... a “massa”.
E se a “massa” for composta de pessoas esclarecidas, deixa
de ser “massa”? Neste caso vamos chamar de quê?
Se a população de uma sociedade tiver boa educação e um bom
nível de esclarecimento ainda assim se chamará de “massa”?
São várias questões ainda não respondidas pela massa
cinzenta.
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